Facebookmail

DARC NEWS

subscribe our newsletter

Masterclass: Jorrit Dijkstra

jorrit dikstaSábado 30. Maio | 16h | Desterro


Nascido na Holanda e a residir nos Estados Unidos desde 2002, o saxofonista e compositor Jorrit Dijkstra parte dos ensinamentos formais e espirituais da tradição jazz para os expandir numa visão ampla e profundamente personalizada. Após anos formativos envolvido na vibrante cena improvisada e jazzística de Amsterdão, Dijkstra aprofundou essas linguagens com a passagem para o outro lado do Atlântico, embrenhando-se na vivência particular desse país.

Recentemente tem estado envolvido na sua banda The Whammies play the Music of Steve Lacy – ponto de partida para esta masterclass – e em duos com o baterista John Hollenbeck e com o trombonista Jeb Bishop. Paralelamente, lidera o quarteto de improvisação Bolt e tem vindo a explorar o processamento electrónico do saxofone com vista a uma linguagem idiossincrática que esbate as fronteiras entre o jazz, a improvisação livre e a electrónica minimalista.

Enquanto compositor, o seu trabalho reveste-se desse mesmo espírito de abertura, através de peças encomendadas por instituições como o North Sea Jazz Festival ou a David Kweksilber Big Band, para além do seu trabalho nesse work in progress contínuo que é Music for Reeds and Electronics, onde explora a simbiose entre sopros e electrónica com diversos improvisadores nos Estados Unidos e na Europa. Alguns desses trabalhos garantiram-lhe prémios como a bolsa Fulbright ou o prestigioso Podium Prize.

Tendo já editado quase duas dezenas de álbuns como líder, participou também em projectos tão meritórios como o Ghost Trance de Anthony Braxton ou a ópera Noach de Guus Janssen e a colaborar com o mítico Jandek. Tendo estudado com nomes Steve Lacy ou Steve Coleman, é também professor no muito reputado Berklee College of Music e membro do corpo docente do New England Conservatory em Boston.

De acordo com as palavras do próprio a Masterclass vai consistir nisto:

“Durante os últimos dois anos toquei e estudei exaustivamente a música do saxofonista soprano Steve Lacy – com quem estudei em 2002 – e o meu grupo The Whammies lançou três álbuns com música dele. Esta masterclass trata-se um projecto baseado nas suas composições com um ensemble de alunos. Darei uma palestra sobre as suas obras – e como as suas composições unem elementos de composição, improvisação e ensaio de banda -, e num workshop ensemble irei trabalhar algumas das suas obras. A música do Lacy abrange uma interessante área entre o jazz com chord changes e uma forma de jazz mais liberta sem chord changes, o que poderia ser uma óptima oportunidade para os participantes aprenderem algo mais sobre formas mais livres dentro do jazz.”

www.jorritdijkstra.com
www.driffrecords.com
https://www.facebook.com/jorritdijkstra

Facebook